quarta-feira, 16 de maio de 2018

Dica #11- "Meal Prep"

Como bem sabes, sou uma adepta do planeamento e da preparação prévia. Preparo as roupas que vou usar durante a semana ao fim-de-semana, preparo as mochilas, minhas e da filhota, que serão usadas nas atividades desportivas também ao fim-de-semana, faço ementa semanal e lista de compras semanal. Como bem vês, o fim-de-semana é para mim, não só um momento de descanso e lazer, mas a chave para o planeamento de uma semana mais tranquila.

Com os horários de trabalho e escola apertados, fazer atividades físicas ou alguma atividade de lazer, como passear no jardim ou estar com amigos ao fim do dia, é uma enormidade que, das duas uma, ou atrasámos o jantar e a ida para a cama, ou somos obrigados a preparar com antecedência a refeição. Considerando que as horas de sono são essenciais e que a rotina de dormir à mesma hora é importante para um descanso regular, optei pela segunda hipótese e tornei a preparação das refeições (meal prep) um hábito cá em casa.
Photo by Ela Haney from Pexels

Deixo-te aqui dois post da Joana Roque que descreve muito bem a sua rotina de meal prep e que penso te poderá ajudar a iniciar esta prática se a considerares vantajosa. Tenho apenas um reparo a fazer. Ao contrário da Joana, eu não tiro um período do meu dia específico para fazer esta atividade. Durante o fim-de-semana, à medida que vou cozinhando as refeições de sábado e domingo, preparo mais uma ou duas refeições. Assim, mesmo que só faça duas refeições durante o fim-de-semana, facilmente ficarei com quatro refeições preparadas para a semana que se aproxima.

Dou-te um exemplo:

Este domingo ao jantar temperei os bifes de frango para grelhar na segunda-feira à noite e cozi pescada e feijão verde para uma salada com grão que será o jantar de terça-feira. Entretanto no sábado, quando fiz o almoço, fiz um preparado de salmão, que congelei, para fazer arroz de salmão na quarta-feira e aproveitei a carne assada de sábado para congelar metade para a quinta-feira à noite, que provavelmente irei aquecer em molho de cebolada para dar um ar diferente. Ou seja, falta-me apenas o jantar de sexta-feira que serão hamburguers de aves com legumes salteados, que estão congelados, basta ter o cuidado de deixar a descongelar com antecedência que assim serão muito fáceis de cozinhar.


Aqui ficam os posts da Joana Roque , uma verdadeira expert na arte da meal prep.

#12 Organização das refeições da semana (Meal Prep da semana)

#10 Organização das refeições da semana (Meal Prep da semana)

Sem comentários:

Enviar um comentário