sexta-feira, 11 de maio de 2018

Bom fim-de-semana #29

Marketing Pessoal. És um produto de sucesso? de António Medeiros, Nuno Nunes, Nuno Soares, Luís Bicho e Gonçalo Bandeira 

Para o mês de maio avancei depressa para a minha leitura de aprendizagem porque estava muito curiosa para ler este livro. Apanhei-o na biblioteca municipal e devo dizer-te que me apetece comprá-lo.

É um livro sem presunção e muito direto. Sem subterfúgios e de aplicação prática e rápida. Fiquei muito bem impressionada. Diria mesmo que é um livro muito importante para quem procura o desenvolvimento pessoal.

Logo no início do livro os autores referem: "para nós, marketing pessoal é analisar e agir. Assumir o lugar de condutores da nossa vida, do nosso propósito" (p.17) e é de facto esta a tónica para todo o livro. Se imaginas superficialidade, se imaginas apenas imagem, estás a imaginar mal. É, de facto, sobre a imagem, mas uma imagem que não tem superficialidade, é um contributo, muito valioso, para que tenhamos uma atitude ativa, consciente e bem informada da imagem que estamos a projetar e da forma como somos decisivos na sua construção.

Abordam o tema em duas vertentes:

- Marketing Pessoal Estratégico, pelo qual se faz uma análise estratégica na nossa imagem atual e de onde queremos chegar, traçando o nosso caminho

- Marketing Pessoal Operacional, é o plano operacional para concretizarmos a nossa estratégia.

Para um bom marketing pessoal é necessário que haja muito trabalho, nomeadamente para a aquisição e desenvolvimento de competências e para que sejamos consistentes e confiramos à nossa marca, nós próprios projetados nos outros, uma imagem de confiança. 

Se há uma ideia constante em todo o livro é a de que uma boa imagem oca não sobreviverá. Por isso, os autores defendem que o trabalho de marketing pessoal inicia-se por sabermos quem somos, o que queremos e trabalharmos no sentido de conseguirmos alcançar a nossa visão.

E é neste sentido que defendem que a nossa mais importante vantagem competitiva é ter a capacidade de aprender melhor e mais rápido do que os outros.

Para além desta tónica, o livro aborda os desafios de uma boa rede de conhecimentos, a saber: 

1- ter a capacidade de se relacionar a todos os níveis 
2- ter a capacidade de ser sempre lembrado de forma positiva pelos elementos que compõem a sua rede
Photo by Josh Rose on Unsplash

O livro é pintalgado com dicas sobre como desenvolver competências importantes para um bom marketing pessoal, como a capacidade para nos diferenciarmos, a criatividade, o benchmarketing, a atitude de melhoria contínua e as ideias de que a resiliência é tão fundamental como a flexibilidade e a de que um bom trabalho de networking é o resultado de altruísmo e de reciprocidade .

O livro é enriquecido pelos vários exercícios que nos vão sendo propostos ao longo do livro e que nos ajudarão a rumar no sentido certo dos nossos objetivos. Não irei partilhar nenhum porque te quero dizer que vale a pena comprar o livro, será um ponto de referência importante na construção da tua imagem.




Sem comentários:

Enviar um comentário