sexta-feira, 27 de abril de 2018

Bom fim-de-semana #27


Tal como planeado para abril, como leitura de aprendizagem, debrucei-me sobre o livro S.O.S. Crianças. Como o seu filho pode vencer a ansiedade e o medo de Cynthia G. Last. É uma obra interessante que trata a questão da ansiedade infantil, chamando a atenção para a manifestação de sintomas físicos e para a abrangência que os seus efeitos detêm nas crianças, afetando o comportamento, os sentimentos e os pensamentos.


É um livro fácil de ler, que para qualquer pai/mãe servirá como um livro de consulta e de ajuda na educação emocional dos seus filhos, mais vincadamente para aqueles que revelam sinais de ansiedade, refletindo inclusive sobre se a ansiedade vem da própria natureza do indivíduo ou da educação e sobre o impato que a alimentação poderá ter. Ainda a este nível, de detecção de ansiedade, a autora fornece uma série de listas para que se possa identificar a existência, ou não, da ansiedade através das suas possíveis manifestações comportamentais.

O livro torna-se ainda mais fácil de perceber quanto nos são apresentados muitos exemplos reais que ilustram os casos que estão a ser mencionados no decurso do livro. 

Apontando como, no considerado ansiedade normal, os sintomas mais registados:

# preocupação excessiva com a competência 35%
# necessidade excessiva de reforço de confiança 31%
# medo de alturas 23%
# falar em público 22%

a autora transporta-nos para os casos de ansiedade já como problema:

- ansiedade da separação
- transtorno de ansiedade generalizada 
- perturbação de ansiedade social 
- fobias específicas (como medo do escuro, de aranhas, de agulhas, etc).

A mais valia do livro aumenta quando nos é disponibilizado um conjunto de exercícios que contribui para uma melhoria da situação, que vão desde a lista de exercícios de evolução até às técnicas de relaxamento, passando também pelas atitudes comportamentais que poderão diminuir o grau da ansiedade na criança, como por exemplo:

# encorajar a experimentar coisas novas
# questionar sobre o pior que pode acontecer e as probabilidades desse pior vir, de facto, a acontecer
# substituir pensamentos catastróficos por pensamentos mais positivos
# treinar as competências sociais

Não será um livro para todos, visto que é muito específico, mas para quem tem preocupações com a ansiedade, é um livro a reter.

Foto via Pexels




Sem comentários:

Enviar um comentário