quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Conspiração em Berlim - Tom Gabby

É um livro cuja narrativa, não obstante ter um enredo denso, é simples e leve e que ganhou bastante pela opção do autor em contá-la na 1ª pessoa. Esta opção permitiu a Tom Gabby situar o narrador, a personagem principal, bem no centro da trama fornecendo-nos, com isto, uma visão muito concreta e viva do desenrolar dos acontecimentos. Serão as descobertas deste narrador/personagem, as suas suposições que nos irão conduzir por toda a leitura.

Não é um livro deslumbrante, nem que nos agarre e nos torne reféns até o acabar. Mas é um livro, sem dúvida nenhuma, bem conseguido, bem pensado, bem estruturado e bem escrito.

A história trata de um jogo de espionagem na altura do presidente americano John Kennedy. É recheado de informação histórica, com relatos factuais, mas também com várias opiniões sobre acontecimentos marcantes da história americana.

É um livro sobre espiões, sem grandes heróis, mas muito humano e reflexivo. Jack Teller é uma personagem que provavelmente não me irá marcar, mas cuja história e reflexões já me espicaçaram as ideias sobre o Muro de Berlim, a Baía dos Porcos, Kennedy e o seu assassinato.

Foi uma boa leitura que recomendo.

Sinopse
(retirei da Wook)
Jack Teller deixou a Agência esperando ter uma vida tranquila numa praia longínqua no sul da Florida. Mas não foi assim que aconteceu. Dias antes de o Presidente Kennedy fazer o seu discurso histórico no muro de Berlim, uma mensagem misteriosa é enviada para a CIA em Berlim por um coronel da polícia secreta da Alemanha de Leste. Alega ter informações importantes, mas só as revelará a uma única pessoa: Jack. 
A informação revelada por este oficial alemão, expõe um enredo de traição vinda das mais altas patentes do governo dos Estados Unidos da América. As pessoas a quem Jack reporta, incluindo o seu primeiro mentor, acreditam tratar-se de uma armadilha comunista e Jack faz o papel de joguete facilmente dispensável. Mas após um encontro com o seu informador, Jack não tem assim tanta certeza e mergulha numa demanda arriscada pela verdade. Depois de receber ameaças da CIA, vê-se sozinho, no eixo da Guerra Fria, numa cidade que guarda muitos segredos sombrios — incluindo alguns do seu próprio passado. No mundo da espionagem, as mentiras são divulgadas e nada parece ser o que é. 
Romance policial de estreia excepcional e brilhantemente forjado, Conspiração em Berlim apresenta reviravoltas nebulosas, uma acção empolgante e personagens inesquecíveis. Absorvente do princípio ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário