terça-feira, 25 de outubro de 2016

Trabalhar com gosto.

Estamos sempre à espera que criem as condições para trabalharmos bem. Que as funções sejam as que esperamos e sonhamos. Que o espaço seja digno e confortável. Que a equipa seja amigável. Que os instrumentos sejam adequados.

Mas, e nós? Que fazemos nós para melhorar as condições em que trabalhamos todos os dias? Também somos responsáveis por garantir que o nosso tempo profissional é confortável, por defender e proteger o nosso bem-estar. E que fazemos?

Hoje é dia de dicas! Aqui ficam os "pormenores" que acho essenciais para termos um bom espaço/tempo de trabalho diário. São aquelas pequenas obrigações que devemos ter connosco próprios.
Imagem

- Tem um espaço alternativo - passamos muitas horas no local de trabalho e, aqueles que como eu trabalham numa secretária e em frente ao computador, acabamos por passar muito tempo na mesma posição. Se queres diminuir os aspetos negativos desta "posição constante", encontra um espaço alternativo para o qual possas fugir para trabalhar durante um bocadito.
                              Ao lado da minha secretária está uma janela cujo peitoral interno percorrer toda a parede e tem cerca de 30cm de profundidade. São muitas as vezes em que me levanto e fico em pé, com os papéis apoiados no peitoral, a consultar regulamentos e outros auxiliares.

- Mantém o teu espaço de trabalho limpo e organizado - não interessa a dimensão do espaço que tens à tua disposição, pode ser um gabinete inteiro, como só uma mesa, como uma pequena ilha de atendimento. Mantém esse espaço limpo e organizado, isso dar-te-á paz de espírito e manter-te-á focado.

- Alimenta os teus prazeres - se tens pequenos prazeres que te dão conforto e um sentimento de lar, procura usufruí-los no teu tempo de trabalho.
                               Eu adoro chá! Por isso tenho um jarro eléctrico e umas saquetas de chá prontos para eu beber. Levei para o trabalho uma caneca que me gera um sentimento de alegria e família e dediquei um pequeno canto do meu espaço a estes objectos da alegria.

- Ergonomia - é fundamental que tenhas cuidado para que a tua secretária, a tua cadeira, o teclado e o monitor estejam adequados para ti, para que possas manter uma posição correcta. Fará maravilhas à tua postura e diminuirá as dores de ombros e a tensão lombar.

- Pequenas pausas - vai beber um café, uma garrafa de água, um chá, vai dar um Olá a um colega do gabinete vizinho, vai consultar o extrato do multibanco, faz como quiseres, mas faz pequenas pausas. Saí da tua cadeira, do teu gabinete, estica o corpo, vê outras pessoas e troca palavras com alguém, uma simples conversa sobre o tempo que fez no fim-de-semana será maravilhosa para ti. Será descanso, será convívio, será um excelente momento para desanuviares. Quando regressares estarás mais capaz para te concentrares, refletires, executares e decidires.




Imagem
- Ritual da manhã - inicia o teu dia com um bom ritual de chegada que te faça desejar, com alegria, o teu início de dia profissional e te predisponha numa atitude alegre e produtiva.
                                Assim que chego ao trabalho, ligo o computador e faço um chá verde. Enquanto me delicio com a minha caneca adorada na mão, consulto os e-mails, agenda, to do list, enfim atualizo-me e planeio o meu dia de trabalho.

- Ritual de saída - É importante que saias do trabalho com uma noção de ter deixado tudo organizado, anotado e planeado para o dia seguinte. Evitarás levar pendentes na cabeça a arreliar o teu tempo pessoal. Também quando regressas, no dia seguinte, virás com confiança e bem-estar pois sabes que tens tudo "controlado", não estarás a entrar para o caos.
                                 Eu faço sempre a minha To do list para o dia seguinte. Revejo os meus projetos e incorporo tudo aquilo que preciso na agenda (compromissos e lembretes) e no Bullet profissional (atividades e tarefas). Arrumo tudo pela ordem que desejo encontrar no dia seguinte, limpo o registo do telefone, o histórico da net e as recycle bin. Saío sempre no modo clean e organizado.

- Tem snacks saudáveis e água - comer um bolinho ou um rissol ao bar pode ser um bom momento de descontração e convívio, mas não é benéfico para o teu organismo.Para fugires destes hábitos diários, destas tentações, garante que tens sempre qualquer coisa saudável e saboroso para comer (não interessa ser saudável se não te der prazer) e claro, água, bastante água ao teu dispor.

Imagem

- Usa o horário de almoço - talvez não todos os dias, mas uma ou duas vezes por semana sai durante o teu horário de almoço. Encontra um motivo para poderes dar uma escapadela, garanto-te faz maravilhas.
                                   Eu uso para lavar o carro, ir à farmácia, ir à modista, ir à papelaria, ir ao centro comercial, ir ao jardim dar um passeio à beira-mar (simplesmente fantástico!), ou porque não, dar um passeio a pé à volta do edifício onde trabalhas. Já experimentaste?


Como vês, nada tem que ver com as funções que desempenhas, nem com o ambiente que tens ao teu redor. Tem que ver, unicamente, com o respeito com que te tratas e a dedicação que tens em tornar a tua vida mais agradável.




Sem comentários:

Enviar um comentário