terça-feira, 18 de outubro de 2016

Qual é o teu hobby?

Sempre que ouço “estou farto desta rotina, desta vida de obrigações” pergunto: “e qual é o teu hobby?”.

Olham-me com estranheza e respondem, a maior parte das vezes, “eu lá tenho tempo para um hobby?”.

Os hobbies são algo que deixamos para trás, que consideramos um extra da vida quotidiana. Mas não deveria ser assim, porque são essenciais para uma vida sã.
Imagem

O que é um hobby? Hobby é uma atividade praticada, por prazer, no nosso tempo livre, com regularidade e paixão. É uma fonte de satisfação e de prazer. É uma atividade de fluxo, durante a qual não sentimos as horas passar. Mas enganas-te se achas que os hobbies são só prazer. Não, não são. O hobby é uma atividade que exige de nós dedicação e esforço. Que só pode ser realizada se formos persistentes e concentrados, focados naquilo que queremos assim que temos um “tempo livre”.

Já descobriste o que mais gostas de fazer no teu tempo livre? Aquela atividade que, embora te exija esforço, quando te dedicas a ela dá-te prazer e um sentimento de realização? Que gera em ti alegria?

Eu andei à nora muito tempo. Dizia que não tinha tempo e que não sabia o que gostava de fazer, até que descobri atividades que quando me dispunha a realizá-las me enchiam a alma de alegria, tranquilidade e me impulsionavam a querer fazer mais e melhor.  Quanto mais as fazia, mais pensava nelas e mais energia traziam para o meu quotidiano que nada tinha a ver com essas atividades. Foi quando percebi que o hobby certo para nós age como uma tomada elétrica, gera energia para utilizarmos em tudo o que fazemos.

Imagem
Mas para além de ser uma fonte de energia, o hobby é relevante porque permite-nos desenvolver competências e talentos que não são “puxados” pela nossa atividade “normal”. Por exemplo, uma caixa de supermercado que faz tricot por hobby. Através do seu hobby esta mulher poderá aprofundar características, aptidões e inclinações naturais da sua personalidade, que não são ativadas no seu desempenho profissional, estimulando assim o cérebro.

Através dos hobbies poderás desenvolver as seguintes competências:

# Esforço e dedicação
# Paciência e resiliência
# Autoconfiança e aceitação
# Coragem e vontade de melhorar e descobrir
# Relacionamento
# Mindfulness

Quais são os meus hobbies? Ai que curioso!!

Mas eu partilho contigo:

# ler (leio sempre antes de adormecer, normalmente 30 minutos)
# scrapbook (faço sempre à noite, depois de deitar a pequena, normalmente 1hora por dia)
# o blog (quer no blog propriamente dito, quer a página do facebook, e isso corresponde às leituras que faço para os posts, à redação dos posts, à escolha das fotos, ao planeamento, enfim a tudo, cerca de 5 horas p/ semana)
# filatelia (estou a recuperar o tempo perdido, faço ao fim-de-semana)
# culinária (faço refeições diárias e depois dedico-me a experimentar e a fazer coisas menos habituais, por exemplo ao fim-de-semana, às vezes acordo às 7 da manhã cheia de vontade de ir fazer pão. Se entrares na minha cozinha verás uma maluca toda feliz de sorriso na cara e toda ofegante a amassar a farinha ;D).

São muitos, não é? Mas sabes eu não gosto de televisão. Muito pouca coisa consegue prender-me a atenção. Assim, como não fico sentada em frente à tv, fico com muito tempo livre para os meus hobbies. Opções, não é verdade?

Se ainda não tens um hobby, procura um. Como? Começa por pensar no que gostas de fazer. Sim, sim, uma vez mais o auto-conhecimento é essencial. 

Deixo-te um fruto de um dos meus hobbies, o scrapbook, aqui ao lado. Que achas? Está janota, não está? Eu gosto, mas mais ainda adorei fazê-lo.


2 comentários: