sábado, 1 de outubro de 2016

Dia Um ... Na Cozinha - Risotto

Então hoje é dia 1. Hurra, hurra.

Dia de publicar o meu Risotto.

Todos os meses no dia 15, um grupo, no facebook, de pessoas simpáticas e com alma de "tachos e condimentos", chamado Dia Um ... Na Cozinha!, decide um tema e, no dia 1 do mês seguinte, os membros do grupo devem publicar a receita que confeccionaram sobre aquele tema.

Eu fui aceite neste grupo (pelo que estou muito, muito grata) e este mês lá me dediquei de coração ao Risotto. Estava receosa, nunca tinha feito e nem sabia como se fazia. Andei a pesquisar, pela minha adorada Joana Roque, adoro!, e encontrei esta receita de Risotto de courgette e espinafres.

Fiquei curiosa porque juntava duas coisas que não é habitual na minha cozinha, o risotto e a courgette a "envolver".

Fiz umas pequenas alterações, fiz com parmesão e não com queijo da serra, não usei caldo de legumes, não tinha, usei apenas água e juntei-lhe o bacon (estava com receio de que a família não gostasse, era a primeira vez que fazia, e com este ingrediente, normalmente, marido e filha gostam, foi quase como uma rede de segurança).

Aqui fica a receita:

Risotto de courgete, espinafres e bacon

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena (220ml capacidade) de arroz para Risotto (usei este)
2 colheres de sopa de manteiga
1 courgete pequena
1 cebola
1 dente de alho
50g de espinafres
150g cubinhos bacon
2 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta q.b.
água q.b.
50g de queijo parmesão

Preparação:

o texto da preparação é da Joana Roque, só adaptei com as alterações que fiz à receita ;-)

Descasque a courgete e corte-a em cubinhos. Reserve 1/4 dos cubinhos e salteie os restantes na manteiga temperando-os com um pouco de sal e pimenta. Quando estiverem cozinhados e dourados retire-os com a ajuda de uma colher.  Triture depois com a varinha mágica e reserve.
Na mesma manteiga junte a cebola e o dente de alho picado e deixe refogar, junte depois o bacon e deixe, novamente, refogar. Acrescente o arroz e mexa bem envolvendo na gordura e até o arroz ficar translúcido. Junte os cubinhos de courgete reservados e os espinafres e, sem parar de mexer, vá acrescentando a água aos poucos e poucos  - juntando mais apenas quando o anterior tiver sido absorvido - até o arroz estar cozinhado e cremoso.
Junte agora o puré de courgete, o queijo e misture bem rectificando os temperos.

Deixe repousar dois minutos e sirva.

Fiquei fã de Risotto, uma verdadeira delícia!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário