terça-feira, 2 de agosto de 2016

Queres ser feliz? Sê grato!

Quando escrevi este post sobre a gratidão, tive a oportunidade de refletir sobre a importância da gratidão para o nosso próprio bem-estar.

A gratidão é um estado de espírito poderoso, visto que nos aproxima de nós próprios e da atitude positiva em relação à vida.

Imagem
Quando somos gratos, olhamos para a nossa vida sem escala de comparação com os outros. Olhamos para o que de bom temos e vivemos e não nos focamos nos maus momentos, sobre os quais conseguimos, ainda, retirar lições positivas e construtivas.

Mas nem sempre é fácil sermos gratos. Quase que é uma maneira de estar na vida contrária à corrente.

Olharmos para nós próprios e para a nossa vida com aceitação e um sorriso de gratidão não é fácil. Os resultados são enormes, mas exigem trabalho inicial para quem não nasce com uma capacidade  vincada para a gratidão. 

Primeiro temos que querer ser gratos, verdadeiramente gratos. Ser grato significa esforçarmo-nos por não ouvir as nossas vozes mais mesquinhas. Para não deixarmos evoluir sentimentos negativos como a inveja e o egoísmo. Para ser gratos temos que nos desapegar do que os outros têm e focarmo-nos, apenas, no que nós temos e na sua importância e valor. Escolher ser grato exige mudança de prisma que nem sempre é fácil.

A gratidão só evoluí se estivermos sempre atentos àquilo que de bom nos acontece, relativizarmos o que não temos e focarmo-nos na importância das "insignificâncias" com que a vida nos brinda e presenteia.
Imagem

Se estás a começar, se a gratidão não é um hábito para ti, sugiro-te que marques um momento no dia para refletires sobre o que de bom tens e te acontece. Poderás, quicá, escrever um diário de gratidão. Isto irá ajudar-te muito, primeiro porque exigir-te-á maiores concentração e reflexão. Depois porque poderás olhar para trás e ter consciência da enormidade de coisas pelas quais estás grato!

Aviso-te!: a primeira vez que dás, realmente, conta dessa enormidade é um momento avassalador. Parece que acordaste, que te libertaste de um "matrix" e entras numa realidade que desconhecias.

A gratidão fará milagres por ti. Conseguirás libertar-te do consumismo exagerado, conseguirás viver o agora e apreciar as pessoas ao teu redor. Bastará isto para que a tua vida te pareça mais calma, mais delicada e alegre. Tudo te parecerá melhor e aperceber-te-ás que tens, ainda, muito mais por que estar grato!

Sem comentários:

Enviar um comentário