quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Outubro - mês da vontade

O mês de outubro começou e assim inicio o mês da vontade.

Refiro-me muitas vezes à Produtividade, à Concretização, à Procrastinação e à Motivação, mas nunca me debrucei sobre a vontade. Porém, aqueles conceitos têm a sua manifestação prática baseada na Vontade. A nossa vontade de agir, de fazer, enfim a nossa força de vontade.
Imagem

Quando não conseguimos atingir os nossos objetivos temos, por hábito, defensivo, responsabilizar os outros, as circunstâncias, enfim tudo excepto a nós mesmos. Com isto procuramos desresponsabilizarmo-nos, pouparmos-nos à responsabilidade pela não concretização do que desejamos.

No entanto, aquilo que tenho percebido e que se tornou muito claro em setembro, é que tudo depende de nós, pois a vontade, a força de vontade depende de nós próprios, da nossa atitude perante a vida, da energia que colocamos na nossa vontade de concretizar.

Imagem
É muito comum ouvirmos fumadores dizerem que não têm força de vontade para deixarem de fumar, ou outros que dizem não ter força de vontade para iniciar uma vida saudável. Mas seja qual for o caso, é sempre uma falácia que contamos a nós próprios. Todos temos vontade e exercitá-la e desenvolvê-la depende, unicamente, do nosso querer.

Na verdade, a força de vontade não é mais do que a nossa capacidade de esforço para concretizar as nossas ideias. É pela vontade que conseguimos atingir a nossa plena liberdade.

É claro que há pessoas com maior intensidade de vontade, que quase naturalmente injectam energia na sua vontade e conseguem concretizar. Outros há que não dispõem dessa energia natural, mas que podem desenvolvê-la, basta para isso que a exercitem, tal como se faz quando se quer desenvolver os músculos.

Como podemos exercitar a nossa vontade?

- Podemos esforçarmo-nos para executar tarefas rotineiras com energia e alegria.
- Podemos fazer as actividades a que nos propomos, mesmo que não tenhamos vontade para o fazer.
- Podemos dar início à concretização  do que gostávamos de ver acontecer mas para o que estamos sempre a inventar obstáculos.

Para mim, será assim durante o mês de outubro

Imagem

2 comentários:

  1. Mais uma vez adorei o post e estou cntg :) Este é o mês da vontade!!


    Beijinhos *
    Littlebitof.everything | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, é sempre bom termos companhia nas nossas caminhadas. Vamos ter um mês em cheio!
      Beijinhos.

      Eliminar