terça-feira, 24 de abril de 2018

Quantas horas tem o teu dia?

Quantas horas tem o teu dia? 24h. ok. Vou refazer a pergunta, quantas horas tens acordado por dia? Que mudança substancial de panorama, não é verdade?

Pois, o dia tem 24 horas, mas em média dormimos 8h, vá vamos facilitar e dizer que dormimos apenas 7h, então ficamos com 17h por dia. Destas, 7h são a trabalhar, correto? Vamos considerar que tens um trabalho acessível e trabalhas o considerado para a função pública 7h. 
Foto via Pexels

Ok.o teu dia passou para 10h. Pois. Agora vamos contar com o tempo de transporte. Vamos considerar que tens uma vida simples e trabalhas perto de onde vives. Vamos considerar 30 minutos de ida, 30 minutos da vinda. 1h de caminho e não estamos a falar do caso de teres filhos e ires levá-los à escola.

O teu dia vai em 9h. Agora vamos, tomas banho, vou pensar que sim (15m), vestes-te, penteias-te (não vou incluir maquilhagem), vamos juntar arrumar as coisas para sair, algum snack que queiras, lavar os dentes, enfim... vamos colocar 30 minutos (sim, muito otimista, entre acordar e sair de casa só 30m!!!). Vamos juntar aqui o almoço (30m) e o jantar (30m, dá tempo para preparares alguma coisa simples, arrumares a cozinha, és rápido!!) Este total dá 1h30.

O teu dia vai em 7h30. Agora vamos considerar 2h de obrigações, compras que tenhas que fazer para a casa, alguma limpeza, fazer o jantar mais elaborado, estender roupa, algum encontro que precisas fazer, ir ao banco, ir aos correios, abastecer o carro de combustível, enfim...obrigações.

O teu dia vai em 5h30.

Agora diz-me. Dizes que não tens tempo para nada e de facto o teu dia que podes tratar como quiseres não tem 24h, mas tem 5h30!! 5h30!!! Repito, 5h30! O que fazes nessas 5h30? Ondes andas a desperdiçar as tuas 5h30, para dizeres que não tens tempo para nada? 

Achas que fui otimista, gastas mais tempo nas categorias, está bem, tira 1h30. Ficaste com 4 horas. Afinal a questão não é não teres tempo, tu tens 4h por dia para fazeres o que queres. Então, o que andas tu a fazer nessas 4h? 

Foto via Pexels
Parece-te pouco? Bem, em 4h:
- assistes a dois filmes
- lês mais de 200 páginas de um livro
- fazes quatro aulas no ginásio
- dás um belo e demorado passeio
- visitas um amigo e pões toda a conversa em dia
- dás largas ao teu hobby
- limpas a casa toda e ainda passas a ferro
- vais de Lisboa ao Porto sem pressa e com tempo para tomares café

Quatro horas é quase uma manhã inteira ou uma tarde. Sim, é muito tempo. Então como é que te parece que não tens tempo?

Pois é meu amigo, prioridades. É assim que se gere o tempo, prioridades. Como estão as tuas prioridades na tua gestão de tempo? Onde andam as tuas 4h?


Sem comentários:

Enviar um comentário