segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Queres uma ajuda? Gere as tarefas recorrentes.

O que são tarefas recorrentes? São aquelas tarefas que tens que fazer com bastante frequência, que ocorrem com alguma regularidade. Dou-te dois exemplos, todos os meses tenho que fazer a transferência para pagar o colégio da minha filha e todas as semanas tenho que fazer a ementa semanal. Como estas, há um conjunto ainda grandinho de tarefas que vou fazendo com uma regularidade variável. Há aquelas que são semanais, há a mensais e ainda há as semestrais ou anuais. 

A gestão de tarefas recorrentes auxilia bastante o nosso quotidiano, visto que coloca, quase, em piloto automático uma parte da nossa vida, deixando a nossa mente liberta dessas preocupações e focada em assuntos mais importantes e que precisam, de facto, da nossa atenção.

No meu caso, que faço a gestão das tarefas recorrentes tanto para a esfera pessoal como para a esfera profissional, utilizo os calendários electrónicos. No âmbito do trabalho uso o outlook  e no pessoal uso o google calendar. Faço esta divisão para evitar que o calendário pessoal fique demasiado sobrecarregado com tarefas que só podem ser feitas no contexto laboral. Claro que no caso de atividades ou tarefas que sejam muito relevantes e que exijam uma atenção especial irei agregá-la ao calendário pessoal, mas só nestes casos.
Imagem

Como funciona? Outro exemplo, os filtros do ar condicionado devem ser limpos regularmente, para não me esquecer, coloco na agenda que semestralmente devo limpar aqueles filtros e acciono o alerta. Já não preciso pensar mais no assunto pois de seis em seis meses lá aparece no visor do telemóvel o alerta - "Limpar AC". É um funcionamento muito simples, não achas? Basta agendares no teu calendário e colocares o alerta, tão, tão simples.

Em atividades recorrentes que exigem um conjunto de pequenas etapas, utilizo o mesmo método, pois acredito que quanto menos forem os nossos métodos e instrumentos, melhor nós funcionamos com as ferramentas. No entanto, neste caso quando introduzo a tarefa e acciono o alerta, faço uma descrição das várias etapas. Mais um exemplo, todas as sextas-feiras faço a revisão semanal, com a gestão de tarefas recorrentes que tenho é certo que todas as semanas, à sexta-feira, o telemóvel vai tocar e quando olhar para o visor vou ler: Revisão Semanal, na descrição aparecerá Rever Semanal, Consultar Compromissos, Rever Projetos, Planear Semana, Fazer Emental, Fazer Lista de Compras, Fazer Lista de To Do Semanal. E voilá, não há como me passar ao lado...se não fizer é porque optei por não fazer.

A gestão de tarefas recorrentes é uma garantia que podes relaxar pois não te irás esquecer de nada importante e que a tua vida fluirá muito tranquilamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário