quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Fortalece a tua network

O que é network? Bem, é uma teia, uma rede de contactos que normalmente associamos à esfera profissional. Mas o seu sentido é mais lato. Quando falo de network, entende que o que quero dizer é a relação que estabelecemos com os outros com um fim específico, sem que isso signifique que seja uma "cunha" ou uma amizade falsa. Significa, apenas, que tu sabes que não consegues fazer tudo sozinho e reconheces que a tua vida será muito mais agradável e bem conseguida se a viveres acompanhado de amigos e de pessoas com quem manténs uma relação de reciprocidade, pode ser uma amizade profunda, pode ser um laço familiar, pode ser apenas uma afinidade profissional, enfim, uma ligação entre duas pessoas que funciona nos dois sentidos.

Mas esta rede, que afinal não é mais do que os teus amigos e conhecidos, deverá ser construída de forma genuína, é essencial sermos verdadeiros com os outros, só assim a nossa rede será fiável, sólida e segura.
Imagem

Queres aumentar ou aprofundar a tua network, chamemos-lhe "rede de confiança"? Pois bem, então o melhor é começares por tomar conscienciar do que verdadeiramente pretendes obter dessa rede e do que lhe tens para oferecer, das tuas próprias características, necessidades e vontades. Assim que faças este auto-reconhecimento, ficará desde logo muito claro o  rumo que deverás seguir na construção da tua rede.

Aqui ficam algumas dicas a adoptares no teu rumo:

- faz uma lista dos núcleos da tua vida que pretendes englobar - irás restringir-te ao teu presente ou queres englobar o passado e manter contactos com colegas da escola? Pensa bem onde queres colocar o teu esforço, manter uma rede muito lata exige muito de ti, principalmente do teu tempo e do teu foco.

- cria metas e compromissos contigo próprio - tenho que ir a x eventos por exemplo a nível profissional, isto facilitará consolidar a tua presença como um membro daquele círculo, no caso da organização, e as tuas relações ficarão mais fortes e, consequentemente, irão expandir-se. 

- reflecte sobre as ferramentas que tens ao teu dispor e escolhe as mais adequadas aos teus objetivos e à tua realidade - podes escolher grupos de facebook, podes optar pelo linked in, ou por encontros específicos. A diversidade é enorme, escolhe sabiamente.

- mantém-te informado sobre os assuntos que dizem respeito aos teus núcleos e, principalmente, em relação às pessoas - conhecer as pessoas e estar atento aos seus percursos e vida é uma forma de mostrar interesse e ajudar-te-á a não cometeres erros grosseiros.

- nutre a tua rede de confiança - não adianta fazeres os contactos se depois não te empenhas em que se mantenham sadios. 

- toma a iniciativa - não fiques à espera que as oportunidades venham ter contigo, cria-as.
A melhor dica que tenho para te dar é: Empenha-te! Dedica-te! Dares consistência à tua network é um trabalho de paciência, é um edifício que deverá ir sendo construído, tijolo a tijolo, bem apoiado na tua genuinidade, disponibilidade e na evidência de que és uma pessoa de confiança.

Dá trabalho? Sim, dá. Principalmente, ocupa tempo e exige empenho. Vale a pena? Sim, vale a pena. A tua vida será diferente, estarás sempre com uma rede de segurança que te irá apoiar, incentivar e acarinhar.



Sem comentários:

Enviar um comentário