quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Aquário e Sagitário - Agustina Bessa-Luís

Nunca tinha lido Agustina Bessa-Luís e tinha uma imensa curiosidade. A ideia que tinha era a de uma escrita pausada e poética e a minha primeira impressão da autora não ficou muito longe do que tinha antecipado. Bem sei que não é o seu livro mais caraterístico, mas abriu-me a porta para a sua escrita e gostei.

A história é muito simples, um homem foi assassinado e um seu amigo, que não quer deixar o assunto cair no esquecimento, procura, incessantemente, resolver o mistério. 

Não fiquei deslumbrada, mas achei a escrita muito tranquila e muito amadurecida e isso agrada-me sempre. Apesar de não ser o seu estilo literário habitual, verdade seja dita, tem todos os componentes para um bom suspense. Temos uma boa trama, bem apresentada, com pequenos pormenores que fazem toda a diferença e que ligam os diferentes momentos da narrativa. Os personagens não são muito explorados, mas a dimensão do livro/conto é tão pequena que não permitiria que fosse de outra maneira. Mesmo assim, nas poucas páginas a autora conseguiu caracterizar cabalmente os personagens, conseguiu criar mistério e conseguiu gerar suspense. Muito bem feito.

Gostei, também, bastante da forma com faz as descrições, são calmas mas pormenorizadas sem maçar. Como se faz isso? Dando relevo a determinada caraterística que, por ser mais marcante, irá distinguir aquele pormenor aumentando-o como se fosse o todo.

Os diálogos também estão bem construídos e ajudam a consolidar os personagens, na medida em que deixam transparecer as personalidades de cada um. Também os sentimentos são descritos da forma predominante do livro, calma, madura e assertiva. 

Gostei do livro/conto e fiquei com vontade de ler outros livros da autora.


Sem comentários:

Enviar um comentário