quinta-feira, 16 de março de 2017

Desperdício Zero de Bea Johnson

Uma das minhas predileções e perdições, posso bem dizer, é o gosto por livros técnicos, isto é, por livros que, não sendo ficcionais, nem literários, nem académicos ou históricos, são livros que contêm o saber, de alguém, sobre uma determinada área. É a isto que chamo um livro técnico, aquele que nos fala de técnicas de ou para qualquer coisa. O meu maior gosto são aqueles que versam sobre gestão pessoal, mas por vezes dedico-me a outras áreas que, no momento em que leio, procuro aprofundar por achar pertinente para o meu desenvolvimento pessoal.


Foi sob este prisma que li o livro de Bea Johnson, Desperdício Total - Simplificar a usa vida reduzindo o desperdício em casa. Desconhecia o livro até que a Cris, de O Tempo Entre os Meus Livros escreveu um post dando a sua opinião. Sob o seu conselho, fui a uma livraria, folheei-o e trouxe-o para casa.

Não sou adepta de extremismos, acho que a vida deve ser levada de peito aberto e sem radicalismos. Mas também acho que há diferentes formas de viver e que a postura de vida que temos hoje, não é necessariamente aquela que iremos querer viver amanhã. A Bea traz-nos isso, uma maneira muito particular de viver a vida. É certo que algumas ideias apresentadas no livro não estão de acordo com a minha forma de viver. Talvez ainda não estejam, talvez nunca venham a estar. Mas o que é certo é que são inúmeras as ideias que a Bea nos lança que fazem realmente muito sentido e que nos poderão levar a ter uma vida mais saudável, não só para nós mesmos, mas também para o nosso planeta, que no final somos nós todos mais os nossos descendentes.

A ideia base do livro é apresentada, logo de início, com as 5 regras que, defende Bea e pela ordem indicada, nos levarão a diminuir naturalmente o desperdício em casa.

1ª - Recusar (aquilo que não precisamos)
2ª - Reduzir (aquilo que não precisamos e não podemos recusar)
3ª - Reutilizar (aquilo que consumimos e não podemos reduzir ou recusar)
4ª - Reciclar (aquilo que não podemos reutilizar, reduzir ou recusar)
5ª - Compostar (o resto)

A partir destas regras, Bea leva-nos numa viagem, muito prática e ilustrada com exemplos de fácil entendimento, por cada área da casa e da vida. É uma verdadeira exploração prática, com técnicas, métodos, dicas e até receitas que nos propõe com um só objetivo, a redução do desperdício.

Esta exploração passa pela cozinha, pela casa de banho, quartos, home-office, bem como por atividades como as compras, a lida da casa, as festividades e a higiene pessoal, entre outras.
http://organizarcomligianoia.blogspot.pt/2016/03/destralhar-vida-escolher-ser-feliz.html
Imagem

É um livro prático e didático, escrito de forma simples e editado com o cuidado de ser apelativo, agradável e de fácil consulta. Tem tudo para se tornar num livro de recurso, num manual de apoio a uma mudança de atitude de vida.

Gostei muito do livro. Como referi inicialmente, não irei colocar em prática, pelo menos para já, muitas das sugestões, mas já recorri ao livro várias vezes e, quando faço os meus destralhes, a Bea já se insinua na minha mente. Sempre que tenho dúvidas em relação a um objeto dou por mim a questionar-me como a Bea aconselha:

- funciona?
- utilizo com regularidade?
- tenho outro com a mesma função?
- põe a saúde da família em risco?
- vale o tempo que gasto a limpá-lo?
- posso usar o espaço que ocupa para outra coisa mais importante?

É, de facto, uma leitura enriquecedora.

Sem comentários:

Enviar um comentário