quinta-feira, 23 de março de 2017

Arrume a sua casa, arrume a sua vida - Marie Kondo

Como todos os que gostam do tema organização, não podia deixar de ler o livro de Marie Kondo. Li-o, reli-o e consultei-o como apoio já várias vezes. É um bom livro para quem gosta de organização e quer melhorar o seu próprio sistema. É um excelente livro para consultar e adaptar as técnicas sugeridas do método KonMari à nossa própria realidade.

Marie Kondo defende que o destralhe, que deverá anteceder a organização, deve ser radical, "se puser a sua casa em ordem de uma penada, tê-la-á arrumado de uma só penada" (p.16). Justifica que se não o fizermos dessa forma, total de uma só vez, teremos o efeito boomerang e rapidamente voltará a estar desorganizado. Compreendo a sua ideia, mas para mim seria impraticável fazê-lo dessa forma. Primeiro porque não vivo sozinha e não acho justo sujeitar os outros às minhas "loucuras", mesmo que sejam positivas. Depois, porque pela experiência que tenho, após algumas horas de destralhe começo a ficar cansada e perco o discernimento para uma tomada de decisão correta.

Das melhores ideias que retiro do livro, e foram muitas, estão estas duas:  

- arrumar por categoria

- energizar o roupeiro

Quando fala de energizar o roupeiro, Marie refere-se ao respeito pela roupa, à arrumação respeitosa das peças de roupa, à sua disposição harmoniosa e à sua correta dobragem. Aqui, sigo quase à risca as suas indicações e devo dizer que uma das consequências mais marcantes que vi em mim própria foi a redução do impulso da compra e uma crescente afetividade pelas peças que tenho, o que  me leva a vestir com prazer e a usufruir de uma emoção positiva ao longo de todo o dia.

Sinopse
(retirei da Wook)
«Cada coisa no seu sítio!»… quantas vezes não ouvimos as nossas mães ou avós a dizer isso? A verdade é que, no tempo delas, era mais fácil fazê-lo; elas não viviam rodeadas dos gadgets e dos mil e um pequenos objetos que «atafulham» as nossas casas, nem tinham saldos quatro vezes por ano para encher os armários de roupa que nunca se chega a vestir… Temos de o admitir: hoje em dia, a maior parte de nós tem a casa cheia de «tralha». E o problema é que essa tralha que nos rodeia tem uma influência muito subtil mas profundamente negativa na nossa qualidade de vida. Habitar um espaço desordenado faz-nos ser mais desorganizados na maneira de pensar e de nos comportarmos. A fórmula é simples: espaços desarrumados e feios resultam de estados de espírito infelizes, e causam ainda mais infelicidade; espaços bonitos e arrumados resultam numa vida bonita e arrumada. Mas como o conseguir? Afinal, limpar a «tralha» das nossas vidas dá tanto trabalho que a maior parte de nós nem saberia por onde começar… É aqui que entra o método mágico de Marie Kondo, a especialista japonesa em arrumação que está a fazer furor em todo o mundo. Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida é o best-seller internacional que está a transformar a vida de milhões de leitores em todo o mundo. Revela os segredos e ferramentas simples, práticos e profundamente sábios de Marie Kondo para deitar fora o que não interessa, cuidar do que interessa e transformar os espaços que habita em ambientes de tranquilidade e ordem.

Sem comentários:

Enviar um comentário